11 mitos que as pessoas ainda insistem em acreditar, mas que são totalmente falsos

Desde a infância, lemos e ouvimos muitas coisas, das quais nunca duvidamos da sua veracidade. No entanto, muitas dessas “verdades” são completamente artificiais!

Por isso, decidimos hoje recordar e destruir 11 equívocos muito comuns entre as pessoas. Cada revelação é suportada por uma fonte, para que você possa aprender mais sobre o tema.

 

1. Coca-cola dissolve os dentes

© depositphotos   © shutterstock 

Na verdade: o mito de que um dente colocado em um copo de Coca-Cola se dissolve durante a noite foi perpetuado durante anos. Isto é supostamente devido à presença de três ácidos – fosfórico, cítrico e carbônico – na bebida. No entanto, estes podem ser encontrados em muitas outras bebidas.

2. Raspar/rapar os pelos deixa-os mais grossos

© depositphotos

Nada mais errado! Um dos mitos mais populares do mundo ainda prevalece nos dias de hoje por uma simples razão: quando cortamos o pelo, eliminamos sua terminação cônica e afilada. É isso que faz parecer que ele está mais grosso, mas é o mesmíssimo pelo de antes.

3. Ficar muito perto da TV prejudica a visão

© depositphotos

A verdade é que não existem evidências que comprovem tal coisa. Apesar de ainda existir muito boa gente que usa este mito para evitar que os filhos fiquem muitas horas na frente do computador ou da TV. A única coisa que se sabe é que ficam muito tempo em frente a uma tela de TV ou de computador, cansa a visão, o que pode dar a sensação de embaçamento e desfoque. A chamada fadiga ocular.

4. Antibióticos matam vírus

© pixabay   © pixabay   © pixabay

Aqueles que foram bons alunos de Biologia certamente não se deixaram enganar por esse mito. Os Antibióticos agem somente sobre a estrutura das bactérias, matando-as ou impedindo sua reprodução. Nada fazem contra os vírus.

5. Água conduz electricidade

© pixabay

Na verdade:  Pode parecer chocante para você, mas o que conduz a eletricidade são minerais com partículas carregadas positivamente e negativamente, que as próprias moléculas de água não possuem. Portanto, a água destilada, devido à falta de impurezas nela, não conduz a eletricidade. Sendo assim, a água propriamente não conduz eletricidade.

6. Os morcegos são cegos.

© depositphotos 

Na verdade: embora os morcegos usem a ecolocalização para se orientarem no espaço, eles também usam a sua visão noturna para se moverem.

7. A Muralha da China é visível do espaço

© google.earth

FALSO! Apesar de ser uma estrutura incrivelmente longa, com os seus 21.196 Km de extensão, a famosa Muralha da China tem apenas 7 metros de altura na maior parte de sua extensão e a sua cor confunde-se com o meio ambiente em seu redor, fazendo com que seja muito difícil de ser vista a grandes altitudes.

8. Cabelos e unhas crescem após a morte

Autor desconhecido

Mais um daqueles mitos que as pessoas ainda teimam em acreditar. É um mito completamente macabro e totalmente falso! Quando uma pessoa morre, a pele fica seca e encolhe, o que dá a sensação de as unhas e os cabelos terem crescido.

9. Pegar sapos faz aparecer verrugas

© maxpixel   © depositphotos

Verrugas são tumores benignos da pele causadas pelo papilomavírus. Você pode pegá-las em qualquer lugar, especialmente locais públicos ou em contato com uma pessoa que já tenha o vírus.

10. Se você engolir um chiclete (pastilha elástica), ela ficará durante 7 anos em seu estômago

© depositphotos  

Um completo mito! Apesar de a goma dos chicletes não se decompor em contato com o ácido estomacal, ela é expulsa do organismo através dos movimentos musculares do estômago e acaba percorrendo todo o caminho até acabar no vaso sanitário.

11. Sabão mata bactérias

© pixabay   © maxpixel 

Temos de admitir que este mito nós acreditávamos que fosse verdadeiro. Porém, descobrimos agora que, os sabões e sabonetes apenas removem as bactérias através da lavagem. Entretanto, o que os torna tão eficazes na higienização é que ao lavar a pele com sabão, você elimina a oleosidade, que é o meio perfeito para a proliferação desses microorganismos.

Mitos desfeitos?

Via Brightside.

Comentários
Loading...