15 alimentos que deves consumir para te livrares das dores nas articulações

A dor nas articulações pode ser causada por uma lesão desportiva recente ou, mais comummente, pode estar relacionada com a artrite. Se sofres de dores nos ossos ou nas articulações, sabes por experiência própria que pode ser devastador e muito limitante na vida quotidiana. Embora não esteja comprovada nenhuma dieta como forma de cura para o problema, variadíssimos estudos mostraram que certos alimentos e especiarias ajudam os pacientes – funcionando como remédios naturais.

Fizemos uma pesquisa e descobrimos vários alimentos que, de acordo com uma dieta equilibrada, aliviam a dor e a inflamação, fortalecem os ossos e melhoram assim a tua vida quotidiana.

1. Frutas

É sabido que as frutas contêm muitas vitaminas que O nosso corpo necessita, especialmente o nosso sistema imunitário. Mas há mais do que isso.

Uvas: Além do sabor, as uvas, por causa de um composto vegetal que contêm, chamado proantocianidina, reduzem a inflamação e as dores nas articulações.

Frutas cítricas: é sabido que o nosso corpo precisa muito de vitamina C, especialmente o nosso sistema imunitário. Laranjas, toranjas e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C, o que ajuda a prevenir a artrite inflamatória e dores nas articulações.

Cerejas: As cerejas e principalmente o sumo de cereja natural, sem açúcar, demonstraram óptimos resultados em pessoas que sofrem de osteoartrite. Um estudo realizado em mulheres com essa doença mostrou que, depois de beberem sumo de cereja natural durante apenas 3 semanas, os níveis de marcadores inflamatórios foram reduzidos e parte da dor também foi aliviada.

2. Vegetais

Os nossos pais sempre nos avisaram: “Come os vegetais!” E eles tinham razão. Os legumes são realmente bons para a nossa saúde.

Espinafres: Popeye, o Marinheiro, adorava espinafres porque são saborosos e ricos em antioxidantes. Um dos seus compostos é o kaempferol, que comprovadamente reduz a inflamação, a dor e diminui a progressão da osteoartrite.

Brócolos: Os brócolos contêm sulforafano, que ajuda no alívio da dor nas articulações e contribui para a diminuição dos sintomas da artrite reumatóide. Talvez agora que sabes como são realmente bons, vais pensar em comer mais vezes esta maravilha vegetariana.

3. Especiarias

Além de darem um sabor extra aos nossos pratos, as especiarias têm muitas qualidades. Para se aproveitarem a maioria das suas propriedades calmantes, é melhor infundi-las em água e fazer uma bebida quente ou fria com elas.

Açafrão: actua como agente anti-inflamatório e ajuda a reduzir os sintomas da artrite. Estudos demonstraram que a crocina, que é um dos principais compostos do açafrão, possui qualidades anti-inflamatórias, antioxidantes e antiproliferativas e é eficaz em pessoas que sofrem de dores nas articulações.

Gengibre: um estudo sobre os efeitos do gengibre em pessoas que sofriam de fortes dores nas articulações do joelho mostrou que, depois de usarem a especiaria durante algum tempo, 63% dos pacientes relataram um elevado alívio da dor.

Alho: O alho tem efeitos milagrosos quando se trata de prevenção de sintomas e doenças. Além de diminuir a pressão sanguínea e ajudar nas doenças cardíacas, de acordo com estudos, o alho tem fortes propriedades anti-inflamatórias e reduz o risco de osteoartrite e os seus sintomas dolorosos.

Chá verde: o chá verde é conhecido principalmente pelas suas qualidades antioxidantes e por acelerar o metabolismo. Além disso, contém um  composto chamado polifenólico, que é um anti-inflamatório e ajuda no alívio da dor. Outro estudo mostrou que a epigalocatequina-3-galato, que também está presente no chá verde, interrompe os danos nas articulações em pessoas com artrite reumatóide.

4. Outros alimentos

A lista de alimentos que ajudam no alívio da dor nas articulações não se limita a frutas, vegetais e especiarias.

Peixe e óleo de peixe: as variedades de peixes gordurosos, como salmão, atum e truta, e os seus óleos, são ricos em ácidos graxos ómega-3 que comprovadamente combatem a inflamação e diminuem a dor nas articulações. As suas altas quantidades de vitamina D também ajudam a reduzir os sintomas de artrite e doenças similares.

Alimentos com grãos integrais: embora os produtos com grãos brancos devam ser evitados, alimentos com grãos integrais, como massas, aveia, arroz integral e cereais integrais, por causa dos seus compostos, comprovadamente reduzem os níveis de uma proteína chamada C-reativa no nosso sangue. Esta proteína está relacionada a várias doenças, incluindo a artrite.

Produtos lácteos com baixo teor de gordura: produtos como iogurte, leite e queijo são ricos em cálcio e vitamina D, que comprovadamente fortalecem os ossos e estimulam o sistema imunitário. Eles são um ótimo complemento para uma dieta equilibrada e ajudam no alívio da dor da osteoporose e osteoartrite.

Nozes, pistácios e amêndoas: todas as nozes são nutritivas, mas os pistácios e amêndoas contêm quantidades realmente altas de cálcio, magnésio, vitamina E, proteína e ácido alfa linolénico que impulsionam o sistema imunitário. Especificamente, as nozes são ricas em ácidos graxos ómega-3 que ajudam a reduzir a osteoartrite e a dor da artrite reumatóide.

Comentários
Loading...