15 plantas de casa que são boas para a sua saúde

Formaldeído, monóxido de carbono, tricloroetileno e amónia – uma residência comum possui todas estas toxinas perigosas, de acordo com um estudo da NASA Clean Air. Sendo assim, toda a ajuda é bem vinda – as plantas de interior podem absorver até 90% destes poluentes e produtos químicos.

Aqui na Bastante Interessante, temos a certeza de que as plantas domésticas são muito mais do que apenas decorativas. Aqui estão quinze plantas que são muito benéficas para a nossa saúde.

1. Jasmim

O jasmim tem um grande efeito na nossa saúde mental devido a um produto químico que alivia a ansiedade, ajuda nas mudanças de humor, melhora a qualidade do sono e, em maiores quantidades, aumenta a imunidade e até pode favorecer o aumento a libido.

2. Planta Aranha

As plantas aranha são grandes guerreiras contra o formaldeído, monóxido de carbono e outras impurezas tóxicas presentes no ar das nossas habitações – esses poluentes chegam a nossas casas através de sacos de papel, papel encerado, guardanapos, painéis de madeira prensada e tecidos sintéticos.

3. Lírio-da-paz

Os lírios da paz são ótimos para decorar qualquer casa, porque no verão têm lindas flores brancas, porém, a sua beleza intrínseca não é tudo. Esta planta é uma verdadeira profissional na remoção de poluentes do ar  – absorvendo amónia, formaldeído e tricloroetileno e tornando o ar da habitação mais limpo. Também produz pólen e um agradável aroma floral (cuidado, se você tiver alergias relacionadas com o pólen).

4. Planta de Cobra

A planta de cobra é uma excelente planta de casa para o quarto, pois é conhecida por melhorar a qualidade do ar interior. As plantas de cobra removem todos os tipos de toxinas, incluindo tricloroetileno, formaldeído, tolueno, benzeno e xileno. Para otimizar o processo de purificação do ar, você provavelmente precisará de mais do que uma destas plantas. Considerada uma das plantas mais fáceis de cuidar, as plantas de cobra gostam de luz solar indireta.

5. Alecrim

O alecrim é conhecido principalmente como uma erva que melhora a concentração e a memória. Também é usada para aliviar a dor muscular e fortificar o sistema imunitário e circulatório. Como extra, você pode usar as suas folhas frescas também na culinária.

6. Hera Inglesa

A hera inglesa purifica até 90% do mofo no ar que pode desencadear alergias e ajuda as pessoas com asma a respirarem melhor à noite e terem um sono mais reparador. Esteja ciente de que a hera é venenosa se consumida por animais de estimação ou crianças pequenas.

7. Lavanda

A lavanda – como planta ou em saquetas – é uma grande ajuda para aliviar o stress, a insónia e também a aliviar a inquietação, o nervosismo, a ansiedade e a depressão.

8. Aloe Vera

A aloe vera é famosa pelos seus efeitos curativos, suaviza e hidrata a pele irritada e trata queimaduras, queimaduras solares, ulcerações, psoríase e até feridas.

9. Pothos de Ouro

A Pothos de ouro é ótima na remoção de produtos químicos do ar como o triclorometil – este químico tem origem principalmente em colas, tintas e detergentes.

10. Seringueira ou árvore-da-borracha

As seringueiras tendem a crescer muito, embora não sejam muito difíceis de cuidar. As enormes folhas absorvem todas as coisas nocivas do ar. É por isso que não se deve esquecer de limpar a poeira das suas folhas.

11. Bromélias

As bromélias absorvem até 90% dos produtos químicos nocivos como o benzeno. Espaços luminosos e ensolarados são perfeitos para esta planta.

12. Gerbera

Recentemente, a NASA declarou a Gerbera como sendo melhor planta para remover o benzeno do ar interior e para produzir oxigénio durante noite. Uma excelente ajuda para aqueles que sofrem de insónia e apneia do sono, de acordo com o Instituto Lung.

13. Samambaia de Boston

Diz-se que a Samambaia de Boston é uma ótima humidificadora natural. Também ajuda na purificação do ar e no combate ao formaldeído e outras toxinas indesejadas. As samambaias são fáceis de tratar e preferem a luz solar indireta, basta verificar a terra do vaso diariamente para garantir que esteja húmida.

14. Azaléia

Além de ser uma linda flor colorida, a Azálea melhora o ar interior absorvendo produtos químicos. Certifique-se de manter as azáleas bem regadas, pois elas gostam de um ambiente húmido.

15. Filodendro

Os filodendros são bem conhecidos por filtrar produtos químicos tóxicos como xileno e formaldeído do ar. A planta gosta de áreas com pouca luz e não requer muito cuidado. Mas pode ser perigosa se ingerida, por crianças pequenas e animais.

Comentários
Loading...