16 erros fatais cometidos na hora de decorar a sala de estar

Ao fazermos reformas e remodelações em nossas casas, regra geral concentramos-nos nos nossos próprios sentimentos e gostos pessoais ao invés de nos princípios básicos do projeto. É por isso que o resultado nem sempre atende às nossas expectativas.

Por isso, trazemos hoje uma lista dos erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de escolher o design da sala de estar. Certifique-se de ler até ao final porque há uma coisa crucial que você nunca deve fazer.

 

1. Há apenas iluminação superior na sua sala de estar

© homesolutionz   © homeepiphany

A iluminação cria uma atmosfera. Deve ter em conta o seu humor, então, a sala não pode ter apenas uma luz no centro da sala. Crie seu próprio sistema de iluminação com vários pontos de luz espalhados pelo espaço.

2. A ausência ou tamanho errado do tapete

© hgtv   © popsugar 

Os pequenos tapetes trazem desequilíbrio para uma sala, então, não deixe de escolher o tamanho correto do tapete para sua sala de estar. Um tapete grande aumenta visualmente o espaço, e o espaço obtém um aspecto melhor.

3. A TV mal colocada

© caandesign   © utahhomes-realestate

O melhor lugar para uma TV é uma parede em branco. Não instale a TV na frente ou perto de uma janela, pois é prejudicial para sua visão e impede que você visualize claramente a imagem. A distância entre a TV e o sofá depende do tamanho da tela: a distância deve ser igual a 3-5 diagonais da TV. Tenha isso em consideração ao comprar uma nova TV.

4. Você subestima o poder das almofadas

© bridgeprops   © dg-home

As almofadas de sofá criam um ambiente acolhedor e descontraído. Ao escolhê-las, considere se seu material e textura se adequam ao tecido do seu sofá. Se o mobiliário na sala de estar é feito de veludo, diga não aos tecidos de algodão ou linho. Para móveis menores, escolha itens pequenos. Um enorme sofá permite várias almofadas volumosas.

5. Seu sofá fica perto da parede

© housebeautiful  

Esta regra funciona para salas grandes. Se você tiver a oportunidade de colocar o sofá longe da parede, faça isso. Você aumentará visualmente o espaço e criará conforto. Um sofá que fica perto da parede quando há espaço de sobra faz com que a sala pareça um estúdio de dança ao invés de uma sala de estar.

6. Mobiliário escuro com tetos baixos

© homester 

Se você comprar móveis escuros para uma sala com um teto baixo, você ficará com a sensação de estar mais agachado e apertado. Faça escolhas que favoreçam tons claros e neutros.

7.  Escolha o mobiliário de acordo com o design e não de acordo com as suas preferências pessoais.

© brit   © homester

Só porque a mobília parece incrível, não significa que se adeqúe à sua casa. Certifique-se de que seja confortável para você – experimente. Sente-se em uma poltrona ou sente-se numa mesa que você gostou. Caso contrário, você raramente usará essas coisas e terá que se ver livre delas, mais tarde ou mais cedo.

8. Mobiliário que perdeu relevância

© hgtv 

A moda da mobília existe. Móveis volumosos com costas e braços volumosos ficaram fora de moda há muito tempo. Preste atenção aos itens com linhas retas e silhuetas afiadas. Você pode escolher um sofá tradicional, mas optar por uma cor inesperada e moderna.

9. Quadros mal posicionados

© weekend   © hgtv

Altura perfeita = 153 cm do nível do chão ao centro da imagem. Se você tem muitos quadros, uma galeria no mesmo luagar em vez de quadros colocados em cada canto será uma ótima solução.

10. Mobiliário grande

© homester   © designmyhome

O erro mais comum é quando as pessoas ocupam uma sala com móveis que não se encaixam no tamanho do espaço, especialmente quando se trata de sofás – faz a sala parecer muito menor. Se você tem uma grande sala de estar, então você pode pagar um sofá grande. Para salas de estar menores, é preferível um sofá de dois lugares e um par de poltronas.

11. Centro de sala inadequado

© homedesignlover

Uma sala de estar exige um acento brilhante. Pode ser uma lareira, arte, um espelho, papel de parede – tudo o que atrai a atenção. Você também pode tornar a área de descanso um ponto focal, enfatizando-o com cores contrastantes, impressões ou misturando tons complexos.

12. Plantas em vasos/potes pequenos

© kiddygrow   © livingroom

É preferível colocar uma planta grande apenas num vaso do que muitos pequenos na janela . Assim, sua sala parecerá maior e mais aconchegante.

13. Capas de móveis antiquados

© homester

Quando utilizadas, as capas de móveis podem transformar uma sala inteira e tornar seu design elegante e moderno. Você também pode alterar a imagem da sua sala de estar de acordo com o humor e as estações.

14. Seguindo apenas um estilo

© homester  

Se você preferir um certo estilo de interior e não permitir alguns “desvios”, sua sala perderá charme e ficará muito trivial. Misture seu estilo favorito com os outros: eclético, retro, loft, grunge e muitas outras opções de design tornarão sua sala de estar original. Você nunca vai querer sair de lá!

15. Suas cortinas diminuem visualmente o espaço

© itsagrandvillelife

Algo que parece tão insignificante quanto as cortinas pode tornar sua sala visualmente menor. É importante suspender as cortinas o mais alto e o mais largas possível para tornar os seus tetos mais altos e a sua sala de estar maior, visualmente. Escolha uma cor de cortina mais brilhante e saturada do que o resto dos têxteis na sala.

Extra: por último, mas não menos importante: nunca, em tempo algum, coloque tais móveis em sua casa:

© imgur

Via Brightside.

Comentários
Loading...