7 coisas inesperadas que os cães podem cheirar

Os seres humanos não têm um olfato muito forte, por outro lado, os narizes dos cães são mais de 10.000 vezes mais “apurados” do que os nossos. Hoje em dia, temos cães farejadores treinados que trabalham em diferentes áreas e são muito importantes para nós, mas, mesmo um animal de estimação normal pode salvar a sua vida com o seu poderoso nariz.

Nós por aqui, na Bastante Interessante, adoramos ciência e também os nossos melhores amigos de quatro patas! Por isso, trazemos hoje até você 7 coisas curiosas que o seu melhor amigo pode descobrir apenas através do nariz. Também incluímos no final algumas informações sobre a relação única entre humanos e cães.

1. Alterações no nível sanguíneo de glicose

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Anna_Punko (@punko_anna) a

Vários estudos confirmam que os cães podem cheirar uma queda no nível de glicose no sangue. Eles podem identificar isso pela alteração do cheiro no nosso suor. Essa habilidade pode ser crucial para alguém com diabetes. Pesquisas mostram que os cães também podem analisar as nossas mudanças comportamentais.

Portanto, assim que o seu “médico de estimação” perceber que você tem um cheiro diferente ou que você está estranhamente sonolento, ele começará a agir. Os cães podem começar a mostrar sinais de stress e tentar atrair a atenção dos seus donos quando se apercebem que algo está mal.

2. Câncer/cancro

© Depositphotos.com   © Depositphotos.com

Os cientistas explicam que o cancro/ câncer faz com que as células funcionem de maneira diferente do normal, a fim de se desenvolver o tumor. As células danificadas produzem um tipo específico de proteína que um cão pode cheirar. Uma pesquisa mostrou que os cães são capazes de detectar o câncer de pulmão através da respiração e o câncer da próstata ou da bexiga através do cheiro da urina. Estudos estão sendo realizados continuamente nessa direcção.

Hoje em dia você pode encontrar cães farejadores em clínicas que tratam diferentes tipos de câncer, incluindo câncer de mama. Esta é uma ferramenta valiosa no diagnóstico em estágio inicial.

3. Identidade

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Joey The Shih-Poo (@joey.the.shihpoo) a

Enquanto a maioria de nós reconhece outras pessoas e animais pela sua aparência, os cães usam o olfato como um diferenciador. No nariz de um cão, o cheiro de cada pessoa é tão único quanto uma impressão digital. Além disso, os especialistas nos asseguram que os cães podem reconhecer uma pessoa ou lugar familiar, mesmo que o odor seja misturado com perfume ou “marcas” depois de entrar em contacto com outras pessoas. Além disso, cães bem treinados são capazes de distinguir “perfis de odor” de gémeos idênticos! Essa habilidade é amplamente utilizada no trabalho policial na busca de pessoas desaparecidas após várias emergências.

4. Convulsões epilépticas

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por André (@andrechaussures) a

Os cientistas confirmam que os cães são capazes de detectar uma futura crise epiléptica até 45 minutos antes de esta ter início. Acredita-se que estes animais são capazes de sentir um cheiro específico que precede a condição médica. Assim que o seu cão estiver ciente do perigo, ele tentará chamar a sua atenção latindo, por exemplo. E se você cair em convulsão, o seu amigo peludo ficará por perto para protegê-lo.

5. A sua interacção com outros cães

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mariam Gochelashvili (@mariam_gochika) a

Os cães enviam mensagens uns aos outros através de feromonas que podem ser encontradas na sua urina, pele e matéria fecal. Então, se você visitou um amigo que é dono de um animal de estimação, o seu cãozinho saberá tudo sobre ele! Prepare-se para o seu cão o cheirar freneticamente até descobrir com quem você esteve. A mensagem incluirá informações sobre a raça, tamanho, saúde e outras características do cão com quem você o “traiu”.

6. Gravidez

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Gerhard Rainer (@g____rainer) a

O nariz de um cão pode detectar as menores mudanças no seu odor corporal. Quando uma mulher está grávida, o seu corpo passa por uma séria mudança hormonal que simplesmente não pode ser deixada de notar pelo seu animal de estimação. Especialistas afirmam que os cães podem detectar fases muito precoces da gravidez através do cheiro e pequenas mudanças nos movimentos do corpo. E o comportamento deles mudará, já que você se torna, basicamente, numa nova pessoa para eles.

7. Uma tempestade ou furacão

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ODIN Training and Kennel (@odintrainingandkennel) a

Desde a antiguidade, os animais estão mais próximos da natureza do que as pessoas. E hoje em dia, observações provam que os cães podem cheirar até mesmo as menores mudanças no ar, prevendo uma tempestade ou outro desastre. Isto, combinado com a extrema sensibilidade de um cão para com os campos geomagnéticos e vibrações, torna a previsão bastante confiável.

Extra: Está cientificamente provado que os cães são os nossos melhores amigos.

desconhecido

Ao adotar um cão, podemos pensar no animal como um companheiro para as nossas corridas matinais ou como uma segurança para a casa. Além disso, os cientistas provaram que os cães são os melhores amigos para as crianças. Ter um cão na família estimula a criança a ser mais ativa socialmente, mais gentil com outras pessoas e animais, e até mesmo a ler mais livros. Portanto, os cães são basicamente nossos “professores” quando somos jovens.

O seu cão já detectou alguma coisa envolvendo a sua saúde? Por favor, compartilhe as suas histórias nos comentários abaixo!

Comentários
Loading...