8 benefícios do mar para as nossas vidas, comprovados pela ciência

O mar tem um imenso poder sobre a maioria das pessoas, ele é capaz de nos fazer refletir sobre as nossas vidas, de nos inspirar, de nos fazer ir em busca daquilo que verdadeiramente desejamos, o mar faz-nos sentir conectados a algo maior.

Mas o poder do mar sobre nós vai muito para além disso. O mar também nos pode trazer felicidade, melhorar a nossa qualidade de vida, a nossa saúde física e mental.

Seguem abaixo 8 benefícios do mar para as nossas vidas, comprovados pela ciência.

1. Morar perto do mar pode ajudar a reduzir o stress e a melhorar a qualidade de vida, algo que foi comprovado por um estudo realizado na Nova Zelândia, que também demonstrou que a simples cor do mar é capaz de ajudar a diminuir o stress psicológico.

2. O mar pode melhorar o funcionamento do nosso sistema respiratório, através do ar salgado entre as ondas. Vários estudos confirmam que os sintomas associados a condições de bronquite e asma podem ser reduzidos quando estamos próximos do mar.

3. Algumas pesquisas científicas mostraram que o mar pode ter o ‘poder’ de nos incentivar a praticar exercício físico, o que ajuda a melhorar a nossa saúde na sua globalidade.

4. Os nossos níveis de serotonina atingem um maior equilíbrio quando estamos perto do mar, graças ao ar oceânico, que contém iões de hidrogénio carregados negativamente. Dessa maneira, sentimos mais energia, dormimos melhor e sentimos-nos mais felizes.

5. Um estudo inglês comprovou, através de experiências, que os habitantes do litoral têm saúde melhor saúde e vivem por mais tempo. Além disso, mostrou que as pessoas tendem a sentir-se mais saudáveis quando estão na praia.

6. Um estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, mostrou que os sons do mar, melhoram a nossa sensação de bem-estar e auto-conhecimento, porque ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada às emoções e auto-reflexões.

7. Estando perto do mar, temos mais propensão ao contacto com o sol, o que aumenta a nossa exposição à vitamina D, que melhora a nossa saúde consideravelmente.

8. Perto do mar, o ar é mais puro, mesmo quando próximo de uma grande cidade. O benefício do ar puro para a qualidade de vida é óbvio, não carece de justificação científica.

Comentários
Loading...