Agência espacial europeia revela enorme cratera de gelo em Marte

Os fãs da neve e do gelo vão adorar um recente achado marciano graças à sonda Mars Express.

Agência Espacial Europeia

Surgiram imagens de uma enorme mancha de gelo na Cratera Korolev em Marte. A Agência Espacial Europeia divulgou as fotos no início desta semana.

A cratera Korolev mede cerca de 82 km de diâmetro e fica na parte norte do planeta vermelho. Fica um pouco a sul de um terreno crivado de dunas chamado Olympia Undae.

O gelo constante de Marte fascinou os primeiros pesquisadores do planeta vermelho. Astrónomos descobriram que Marte mantém gelo constante devido a uma “armadilha fria”. O chão da cratera “aprisionou” o ar que se movia sobre o depósito de gelo. Isso fez com que o ar afundasse, criando um ar mais frio que fica sobre o próprio gelo e o processo repete-se.


Fonte: Agência Espacial Europeia

A fina camada de ar impede que o gelo derreta e, assim, a cratera de Korolev fica permanentemente congelada. Os astrónomos têm vigiado o Korolev há vários anos e este tornou-se um ponto de interesse para outros projetos, incluindo o programa ExoMars da ESA.

Sobre o nome da cratera

A cratera Korolev recebeu o seu nome por causa de um engenheiro e designer de foguetões soviético chamado Sergei Korolev. Ele é muitas vezes referido como o pai da tecnologia espacial soviética.

A maioria das maiores inovações espaciais da União Soviética – desde o Sputnik até ao primeiro homem a viajar pelo espaço, Yuri Gagarin – tiveram a participação Korolev. Ele também ajudou a lançar as primeiras missões interplanetárias. Korolev também estabeleceu as bases para os foguetões Soyuz e, assim, desempenhou um papel importante em levar pesquisadores de todo o mundo para a Estação Espacial Internacional.

Sobre a Mars Express

A ESA usou a sonda Mars Express para descobrir a cratera cheia de gelo. A Express entrou na órbita de Marte no dia de Natal, em 2003. Desde o seu lançamento, a Mars Express fez várias órbitas ao redor de Marte – dando aos astrónomos uma das imagens mais completas possível da superfície marciana.

Via: Agência Espacial Europeia

Comentários
Loading...