Segundo estudo, sentimento entre cachorro e dono é o mesmo que entre mãe e filho

Só quem tem um cachorro sabe o quão bom é chegar a casa e ver um ser felpudo a olhar para nós com a língua de fora e rabo a abanar, feliz da vida por nos ver. Aliás, muitas pessoas referem-se mesmo aos seus canitos como seus filhos, e a verdade é que isso até tem uma razão de ser.

De acordo com um estudo realizado na universidade japonesa Azabu, o amor entre um cachorro e o seu dono é igual ao dos pais com os seus filhos.

Após documentarem a interacção de uma série de donos com os seus animais num quarto durante 30 minutos, a equipe de estudo liderada por Miho Nagasawa, concluiu que a troca de olhares que existe entre um dono e o seu melhor amigo de quatro patas faz com que os níveis de ocitocina no cérebro dos dois disparem, sendo semelhante ao que acontece entre uma mãe e o seu filho.

Numa segunda experiência, os pesquisadores passaram ocitocina nos focinhos de alguns cachorros e colocaram-nos um quarto com os seus donos e algumas pessoas desconhecidas. No fim, puderam verificar que os animais passaram mais tempo a olhar para os seus donos, tendo aumentado também os níveis de ocitocina no cérebros dos humanos.

Por isso, quando voltares a ouvir alguém a referir-se aos seus cachorros como seus filhos, acredita que o sentimento é real!

Via Inspiring Life

Comentários
Loading...