Asteróide com formato de caveira voltará a passar bem próximo da terra

Este asteróide é já um velho conhecido nosso e a sua visita, embora inofensiva, causa sempre algum temor, em particular entre as pessoas mais supersticiosas. O asteróide, com o seu estranho formato de caveira, vai passar novamente muito próximo da Terra, para alívio de muitos e tristeza de outros, depois desta, a próxima visita demorará muito mais tempo para voltar a acontecer.

O asteróide, com nome oficial 2015 TB145, fez-nos a sua primeira visita, de forma muito mais assustadora em 2015, quando esteve a uns “escassos” 486 mil quilómetros do nosso planeta altura em que atraiu as atenções de todos em especial pelas suas cavidades que, quando observadas de determinado ângulo de incidência da luz solar, tinha a aparência de uma caveira humana. A data também ajudou na criação da sua fama, já que se celebrava o famoso dia das bruxas no dia em que ele nos decidiu fazer a sua “visita”.

Desta vez, a sua passagem pelas proximidades da Terra será a uma distância muito maior, já que a “caveira” passará por nós a uns distantes 38 milhões de quilómetros e tal como da primeira vez, não causará nenhum tipo de dano. A verdade é que, mesmo que entrasse em rota de colisão com a Terra, não causaria muito estrago. O corpo celeste tem apenas 625 metros de diâmetro. A título de curiosidade e para efeitos de comparação, o corpo que alegadamente causou a extinção dos dinossauros tinha cerca de 10 quilómetros de diâmetro.

Depois desta, a próxima visita do 2015 TB 145 vai demorar. Ele só volta a passar perto da Terra em 2082. Enquanto isso, a sua órbita o levará por um passeio pelas imediações de Vénus e Mercúrio.

Doces ou travessuras?

Mas engana-se quem pensa que não teremos visitas de outros asteróides nas proximidades até 2082. E algumas dessas visitas chegarão ainda mais perto do que o asteróide em formato de caveira.

Um exemplo disso mesmo é o 1999 AN10, que em 7 de agosto de 2027 passará a pouco menos de 300 mil quilómetros da Terra.

Comentários
Loading...