Bizarro: mulher diz-se dona do sol e está a vender pedaços da estrela a um euro cada!

A história já ganhou fama na Galiza e em toda a Espanha. Uns riem, outros ficam simplesmente incrédulos. Natural de Vigo, María Angeles Durán declara-se “dona do sol”. Sim… isso mesmo que acabaste de ler. Desde 2012 que esta galega vai mostrando à imprensa e ao mundo um documento que, segundo afirma, “é totalmente legal” e a reconhece como “proprietária absoluta” daquela estrela.

Em declarações proferidas recentemente à emissora espanhola W Radio, María Angeles Durán recordou como tudo começou. “A legislação das Nações Unidas diz que os países não podem declarar-se donos de estrelas ou planetas, mas nada diz sobre cidadãos. Há um vazio legal”, disse a senhora. Perante este argumento, decidiu averiguar o processo. “Pedi ajuda a uma notária e declarei-me proprietária do sol, não havendo qualquer registo precedente”.

Escuta aqui um excerto das declarações da senhora à W Radio espanhola:

“Sou proprietária do Sol, estrela de tipo espectral G2, que se encontra no centro do Sistema Solar, situada a uma distância média da Terra de aproximadamente 149.600.000 km”, afirmou a senhora ao jornal ‘La Voz de Galicia’, que publicou a notícia inicialmente em 2010.

Também o Diário de Notícias, jornal português, já fez referência a este caso bizarro e de acordo com o DN, os funcionários do cartório não encontraram nenhuma lei que impedisse a senhora de se registar como proprietária do Sol.

Em 2013, Maria abriu uma conta no site eBayComeçou então a leiloar pedaços do sol por um euro cada um. Tudo ao pormenor, sendo cada venda acompanhada de documentos de propriedade. Os fundos angariados, explicou à W Radio, “reverteriam para causas sociais e ajudar os que mais necessitam”. Para além disso, a dona do sol (assim é já chamada na Galiza) está já a trabalhar para que as pessoas adiram aos painéis solares e desta maneira, sublinha, “não tenham de pagar tanto às companhias eléctricas”.

Acontece que, a gigante eBay não gostou da ‘brincadeira’. Entendendo que Maria estava a violar as políticas do site ao vender coisas que não existem, e expulsou então a utilizadora da plataforma. A dona do sol não se deixou ficar e processou mesmo o eBay por uma suposta quebra de contrato. “Eu não sou uma pessoa estúpida e conheço a lei”disse Maria. No processo, a mulher argumenta que o sol é um objecto real e tangível.

Esta história já foi notícia por todo o mundo, começando obviamente em Espanha e passando também por Portugal. Não conformada com a decisão do eBay e depois de processar gigante das vendas electrónicas, a dona do sol decidiu criar o seu próprio website onde vende então os certificados de propriedade de pedaços do sol, como já referimos, a um euro cada.

Mas a internet já se sabe como é e não passou ao lado disto. Entre o tom brincalhão e críticas mais sérias, houve quem acusasse a senhora então de ser a responsável pelos vários danos causados pelo sol, entre os quais o cancro da pele, uma vez que é a dona. Mas a proprietária da estrela rejeita totalmente as acusações. “A culpa desses males é de todos nós, a começar pela destruição da camada de ozono”, atira.

Comentários
Loading...