Blue Java, a banana azul que tem textura de sorvete e sabor a baunilha

Já alguma vez teve o prazer de saborear uma banana Blue Java? Talvez a conheça por “Banana Sorvete”, nome pelo qual também é carinhosamente conhecida, denominação que não vem ao acaso: a banana Blue Java tem a consistência de sorvete e sabor a baunilha, isso mesmo, parece deliciosa só de imaginar, não?

A banana Blue Java também é conhecida por outros nomes, além de Banana Sorvete (como se referem a ela no Havaí), também é conhecida como Banana Havaiana nas Fiji, Banana Krie nas Filipinas e Banana Cenizo em várias partes da América Central. A cultura desta banana é bastante resistente ao frio e produz bananas doces e rechonchudas, ligeiramente mais curtas do que a banana comum.

Esta banana deve o nome pelo qual é mais conhecida devido à sua cor azul-esverdeada quando ainda está em fase de maturação, que gradualmente se transforma num amarelo pálido, com uma polpa de cor branca que pode ser comida crua ou cozida.

Plante a sua própria Bananeira Sorvete

Sabe-se que a bananeira Blue Java sobrevive a temperaturas muito baixas até 20 ºF ou -7 ºC e prospera ao ar livre. A bananeira desta espécie pode crescer até 5,5 metros de altura e 3 metros de largura, com grandes folhas verde-prata em torno de um tronco robusto.

Recomenda-se uma luz parcial para estas árvores tropicais, e as bananas amadurecerão bastante rápido. Uma árvore pequena pode levar cerca de nove meses a dar frutos, mas, por outro lado, a bananeira Blue Java deve dar-lhe muitas bananas para colher, ano após ano. É normal algumas das suas folhas ficarem castanhas durante o período de inverno, mas espere o seu retorno na primavera.

Receitas deliciosas com a Banana Azul

A bananeira Blue Java fornecerá folhas gigantescas que você pode usar na culinária como qualquer outra folha de bananeira e trazer assim os trópicos para sua casa. Ideais para cozinhar peixe e carne na fogueira, por exemplo. Você pode facilmente cozinhar alimentos a vapor, mantendo os seus sucos no interior, envolvendo-os numa folha de bananeira e fechando-os com fio de cozinha. As folhas de bananeira também são esteticamente agradáveis, são muito usadas em restaurantes tailandeses ou vietnamitas.

Para cozinhar com a Banana Blue Java, você pode substituir qualquer banana na sua receita por esta, tanto em receitas doces como salgadas. É do melhor que há para quem gosta de fazer os seus próprios sorvetes em casa.

As possibilidades são imensas e o sabor é divino!

Comentários
Loading...