A ciência confirma que os cães podem reconhecer uma pessoa ruim

Qual o melhor animal de estimação, um gato ou um cão? Esta é uma questão que se coloca há anos. Aqui está mais uma circunstância sobre os cães que pode mudar a sua ideia sobre qual animal de estimação você deve ter em casa. Você confia no seu cão, mas ele confia em você?

Nós no Bastante Interessante adoramos uma boa curiosidade – especialmente sobre animais. Um estudo recente mostra que os cães são capazes de analisar a confiabilidade de uma pessoa e nós queremos partilhar essa informação com os nossos leitores! Os cães, quais detectives, podem ajudar-nos a entender se devemos ou não confiar em determinada pessoa.

O estudo foi conduzido por Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto, no Japão. O cientista e os seus colegas queriam saber se um cão confiaria em alguém que lhe mentisse. Os pesquisadores dividiram a experiência em 3 partes. Eles queriam saber se o cão era capaz de entender se a pessoa era indigna de confiança.

O grupo de cientistas afirma que a pesquisa tem uma implicação potencial nos estudos comportamentais dos cães.

Na experiência, os donos dos cães apontavam primeiro para um recipiente com comida. O animal corria para ele. Então, apontavam para um sem comida. Os cães eram enganados e aproximavam-se do recipiente.

Já tinha sido provado e demonstrado anteriormente que os cães correm para objectos apontados pelos seus donos. Assim, acredita-se que os cães consigam entender os gestos humanos. E se os gestos forem inconsistentes, o cão pode ficar nervoso e stressado.

Na terceira vez, os cães já não seguiam para o recipiente apontado. Eles não acreditavam nos mentirosos. 34 cães participaram na experiência e todos eles mostraram os mesmos resultados, de acordo com o Animal Cognition Journal. Acredita-se que os cães usam a sua experiência anterior para determinarem que uma pessoa não é confiável.

Takaoka tem intenções de continuar a experiência, desta vez com lobos, já que eles são os parentes mais próximos dos cães. A experiência recente também prova que os cães são muito curiosos sobre coisas novas.

Mais pesquisas apontam para que os cães também controlam como outras pessoas interagem com os seus donos. Numa experiência realizada, donos de cães pediram ajuda a certas pessoas. Depois, essas pessoas tentaram dar uma guloseima aos cães. E os animais de estimação surpreenderam-nos mais uma vez!

Os cães não aceitaram as guloseimas de pessoas que se comportaram mal ou foram mal-educadas em relação aos seus donos. Por outro lado, aceitaram ser alimentados por aqueles que ajudaram e foram prestáveis. Mesmo aqueles que não fizeram nada em resposta ao pedido foram bem-vindos. Mas as pessoas rudes e agressivas não ganharam a confiança dos cães.

Mais um estudo relatado pela Neuroscience e Biobehavioural Reviews, afirma que os cães lêem claramente a comunicação entre os seus proprietários e estranhos. Na experiência, donos de cães pediram a dois grupos de estranhos uma pequena ajuda. Os cães mostraram uma boa compreensão das regras sociais. Eles evitaram as pessoas que maltratavam os seus donos.

Já tinha sido provado que os cães são capazes de ler os nossos gestos e expressões faciais. Agora sabemos mais ainda, eles são muito mais inteligentes do que fomos levados a acreditar! Eles podem decifrar os nossos gestos e também podem decidir se querem seguir ou não pistas sociais. No entanto, estudos mostram que os cães vivem principalmente no presente sem ter muita consideração pelo passado ou futuro.

Se você enganar o seu cão, ele não irá confiar em si ou obedecer aos seus comandos. Se os seu cão não gosta dos seus amigos, talvez haja algo errado com as suas amizades?

Quão inteligente é o seu cão? Partilhe as suas histórias connosco nos comentários abaixo!

Via Brightside.

Comentários
Loading...