Cientistas confirmam que o segundo filho é mais indisciplinado do que o primeiro, e os pais concordam

Se também já notaste que o segundo filho de uma família geralmente é mais travesso e rebelde do que o primogénito, é porque é mesmo. Estudos recentes confirmaram o mito de que o segundo filho tende a ser mais difícil de lidar, especialmente se for menino, e que a ordem de nascimento de uma pessoa influencia a sua personalidade e a própria vida.

Hoje, falaremos um pouco mais sobre essa descoberta e partilharemos também contigo algumas dicas sobre como impedir que o segundo filho se torne num causador de problemas.

Em 2005, um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles, liderado pelo Dr. E. Black, publicou um estudo cujos resultados foram, de alguma forma, inesperados: os filhos que nascem depois do primeiro costumam ter menos sucesso na escola e no trabalho do que o irmão mais velho.

A descoberta foi bastante surpreendente, porque as crianças analisadas eram de famílias nas quais os pais davam oportunidades educacionais iguais aos filhos. Mas tudo ficou claro graças ao estudo de economistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Doyle e a sua equipa descobriram que os filhos nascidos após o primeiro tinham 40% mais chances de virem a ter problemas com a lei do que os seus irmãos mais velhos, confirmando as descobertas dos seus colegas sobre as desvantagens de ser o segundo filho.

No entanto, o motivo não tinha nada a ver com problemas de saúde ou com menor nível educacional. Tinha tudo a ver com os próprios pais e o irmão mais velho.

Quando o segundo filho chega à família, os pais já ‘praticaram’ com o primeiro e baixam um pouco a ‘guarda’ nos seguintes filhos. “Os primogénitos têm apenas exemplos dos adultos. Por outro lado, as segundas crianças acabam por ter o exemplo dos adultos mas também de crianças de 2 anos, levemente irracionais, os seus irmãos mais velhos”, explicou o Dr. Doyle numa entrevista.

É recomendável fazer-se o esforço de prestar mais atenção aos segundos filhos e controlar as influências dos irmãos mais velhos, para que o segundo filho não se torne num causador de problemas. Só não te esqueças de permitir que sejam eles próprios e de desenvolverem a sua própria personalidade.

Achas que a ordem de nascimento influencia a personalidade de alguém? Os teus filhos mais novos são mais problemáticos do que os mais velhos? Partilha connosco a tua opinião sobre essas descobertas na zona de comentários abaixo.

Comentários
Loading...