Como são alguns comboios/trens japoneses e porque surpreendem tanto os turistas

A ferrovia é o principal meio de transporte de passageiros no Japão. 45 das 51 estações mais movimentadas do mundo estão localizadas lá. E não é surpreendente. O progresso do Japão não é só na tecnologia, é também ao nível do conforto da vida das pessoas e os comboios/trens japoneses são um exemplo desse mesmo panorama.

A equipe da página Bastante Interessante quer mostrar-lhe hoje como é o interior surpreendente de alguns comboios no Japão.

Sunrise Express

O Sunrise Express é um comboio/trem noturno japonês para que você possa dormir enquanto viaja. Consiste no Sunrise Izumo e no Sunrise Seto. Estes 2 comboios viajam acoplados no percurso de Tóquio para Okayama onde depois se separam e vão para destinos diferentes. O Sunrise Izumo vai para Izumoshi enquanto o Sunrise Seto vai para Takamatsu. No caminho de volta, os dois são acoplados novamente em Okayama e seguem para Tóquio.

Viajar neste comboio é  uma emocionante experiência cultural de imersão na vida japonesa, bem como uma oportunidade de ver paisagens incríveis.

Primeira classe

Ao contrário de muitos comboios modernos, este tem até 6 tipos de acomodações.

O Single Deluxe, ou classe A, é como uma pequena sala aconchegante para uma pessoa. Há uma mesa com uma cadeira e uma pia pessoal ao lado da cama. Há até mesmo controles de luz e rádio e cada passageiro recebe um par de chinelos, um roupão de banho e um conjunto de produtos de higiene pessoal. Além disso, o uso desses compartimentos oferece acesso gratuito ao chuveiro.

Este tipo de acomodação faz com que você se sinta como se estivesse num agradável quarto de hotel, enquanto admira a beleza local através da ampla janela. Se você gosta de máximo conforto e privacidade, então definitivamente vai gostar deste compartimento. As portas podem ser trancadas.

Os outros tipos de acomodações pertencem à classe B: Sunrise Twin, Single Twin, Single e Solo. Estes são destinados a uma ou duas pessoas. Isso não significa que estes tipos de acomodações sejam muito piores do que os de primeira classe. As portas também podem ser fechadas, o que cria uma  atmosfera de isolamento e conveniência. A vantagem é que várias pessoas podem nestes compartimentos.

E o que poderia ser melhor do que viajar numa pequena sala com os seus amigos? Nós sabemos o que poderia ser melhor! Nobinobi!

Agora você questiona: Nobinobi???

O último tipo de compartimento destes comboios dá pelo nome de Nobinobi. Ele representa um único espaço de 2 níveis com superfícies planas e rígidas. Cada espaço de dormir é dividido dos outros por pequenas paredes de madeira e tem uma janela para ver a natureza e as cidades pelas quais os viajantes vão passando. Os assentos são longos o suficiente para dormir confortávelmente.

É uma ótima oportunidade para se sentir como um morador local, conhecer novas pessoas e ajudar o viajante a mergulhar na cultura japonesa. E mesmo no comboio, as tradições do país são respeitadas. Você terá que tirar os sapatos antes de se acomodar no seu espaço.

6 minutos por duche

Há também Casas de banho/banheiros, máquinas de venda automática de bebidas, cabines para fumadores e lounges. O comboio está também preparado para acomodar pessoas com dificuldades de mobilidade especiais, tais como pessoas em cadeira de rodas.

Uma coisa incomum e interessante acontece no chuveiro. É pago quando você toma banho, é necessário comprar um cartão especial para tomar um banho. A água flui por 6 minutos enquanto uma contagem regressiva é exibida no cronómetro. É um pequeno desafio lavar tudo antes que o tempo acabe.

E nas melhores tradições de limpeza do Japão, depois de terminar, você tem de pressionar o botão de limpeza automática. Para que o chuveiro fique limpo para a pessoa seguinte.

Você gostaria de viajar neste comboio no Japão?

Comentários
Loading...