Engenheiro cego inventa bengala inteligente que usa o Google Maps para ajudar pessoas cegas a deslocarem-se

Hoje em dia muitos produtos já passaram por um processo de “reinvenção” onde a tecnologia moderna passou a ter um grande papel. Desde telefones inteligentes e até televisores inteligentes, o poder da tecnologia já deixou de nos surpreender. Embora muitas das mais recentes criações tecnológicas sejam dedicadas ao entretenimento, há muitas outras que contribuem para o nosso bem-estar, principalmente para quem sofre de algum tipo de deficiência.

Recentemente, foi introduzida no mercado uma bengala inteligente e revolucionária, chamada WeWalk, que tem como propósito ajudar pessoas cegas a navegarem pelas ruas de forma muito mais eficiente quando estão por conta própria.

A bengala foi inventada por um engenheiro com deficiência visual, Kursat Ceylan, que é o CEO e co-fundador da Young Guru Academy (YGA), a organização turca sem fins lucrativos por trás do desenvolvimento da WeWALK. Sendo cego, Ceylan sabe em primeira mão os desafios que pessoas como ele enfrentam e decidiu dedicar o seu conhecimento a inventar algo que fosse capaz de melhorar muito a vida das pessoas.

“Actualmente, falamos de carros voadores, mas estas pessoas usam apenas uma simples bengala. Enquanto cego, quando estou na estação de metro, não sei qual é a minha saída… não sei qual autocarro/ônibus se aproxima na paragem… quais lojas estão em meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida através do WeWalk ”, disse ele à CNN.

A bengala inteligente ajuda pessoas com deficiência visual a usarem tecnologia inteligente, algumas das quais usamos todos os dias.

A bengala está equipada com colunas de som embutidas, assistente de voz, Google e sensores que enviam vibrações de alerta para obstáculos acima do nível do peito.

A bengala inteligente está disponível no website da empresa por um preço que ronda os 450 euros.

Comentários
Loading...