Homens carecas são mais inteligentes e bem sucedidos, aponta estudo

Para muitos homens, a calvície pode ser um assunto delicado: muitas vezes estes sentem-se menos atraentes e até masculinos. No entanto, uma pesquisa demonstrou que não há razão para isso, muito pelo contrário. Os homens calvos passam mais frequentemente uma imagem de maior confiança, inteligência e domínio social. Afinal de contas, talvez não seja assim tão mau ser calvo!

Nós por aqui acreditamos que as pessoas devem aceitar-se tal qual como são e que tudo depende do ponto de vista.

Os homens carecas passam a imagem de ser mais dominantes a nível social

Um estudo conduzido pelo professor Dr. Frank Muscarella, da Barry University, Flórida, EUA, mostrou que os homens calvos passam a imagem de ser socialmente mais dominantes em comparação com os outros homens. Os investigadores descobriram que, embora as pessoas vejam os homens com cabelo como sendo mais atraentes fisicamente, os homens carecas são mais propensos a ser conotados como sendo de um estrato social mais elevado: as pessoas afirmam vê-los como mais dominantes e superiores a nível social.

Durante a pesquisa, o Dr. Frank Muscarella pediu a um grupo de pessoas para classificar os participantes do sexo masculino de acordo com 4 critérios: atratividade, agressividade, apaziguamento e maturidade. A algumas pessoas foram mostradas as fotos de homens que tinham a cabeça cheia de cabelo e a outra parte do grupo viu as fotos dos mesmos homens, mas com o cabelo completamente rapado, digitalmente. Os resultados revelaram-se bastante inesperados: os homens calvos foram classificados como mais honestos, inteligentes e masculinos.

Vários outros estudos provaram que estes resultados são fidedignos.

As conclusões do Dr. Frank Muscarella são suportadas por pesquisas da Universidade da Pensilvânia. O psicólogo Albert E. Mannes provou que as pessoas tendem a ver homens calvos como mais fortes, mais dominantes e bem-sucedidos.

Mas os homens carecas não são apenas conotados como fortes e sensuais, eles também são vistos como bastante inteligentes. Pesquisadores da Universidade do Saarland analisaram dados com base na pesquisa de opinião de 20.000 pessoas. Os resultados mostraram que os homens calvos são mais frequentemente considerados mais velhos do que realmente são, mas as pessoas vêem-os como mais sábios e inteligentes.

Ser parcialmente careca não funciona.

Para que as pessoas tenham essa percepção em relação a um homem careca, este deve ser totalmente desprovido de cabelo. Uma pesquisa demonstrou que os homens que têm zonas com cabelo e outras sem, portanto, não sendo totalmente carecas, em oposição, são conotados como fracos e menos masculinos. Pode estar ligado à circunstância de que rapar a cabeça pode ser percebido como uma declaração firme e inequívoca, dando aos outros a sensação de que o homem em questão tem a situação sob controle e não se envergonha da sua aparência. E isso é atraente!

Concordas com os resultados deste estudo?

Comentários
Loading...