O artista de graffiti que deixa os transeuntes espantados com os seus desenhos 3D

O artista italiano conhecido por Peeta transforma edifícios estáticos e aborrecidos em ilusões de óptica visualmente impressionantes, pintando formas abstratas sobre eles. O artista pinta murais que parecem estar em dissolução, transformando-se e mudando constantemente, uma vez que as ilusões dependem do ângulo de visão. “Ao pintar em paredes, o meu objetivo é criar sempre um diálogo com os parâmetros estruturais e culturais do contexto circundante, arquitectónico ou não”, diz Peeta no seu site oficial.

“As minhas formas geométricas agem de acordo com o ambiente circundante”

A foto acima é de um prédio numa esquina em Manheim, Alemanha. Peeta pintou-o para o projeto de mural da Stadt.Wand.Kunst de 2019 e usando diferentes tons de azul, cinza e branco, ele conseguiu criar uma ilusão de uma estrutura em mudança de forma. “Eu amei este edifício desde o início e tentei o meu melhor para combinar habilidades multidisciplinares a fim de transformá-lo, mantendo o seu desígnio original”, o artista escreveu no seu Instagram. Quando questionado sobre de onde vem a inspiração para as suas obras de arte, Peeta disse: “Eu inspirei-me em diferentes disciplinas como design e arquitetura, tanto quanto de vários artistas que pertencem ao mundo dos grafittis e outros que não, mas principalmente o que me inspira quando pinto é a observação do contexto circundante”.

“O meu objetivo é criar sempre um diálogo com os parâmetros estruturais e culturais do contexto circundante”

“Eu costumava pintar paredes com sprays e telas com um aerógrafo, mas faz já muitos anos desde que substituí permanentemente os sprays por tintas acrílicas, pincéis e rolos, para pintar telas agora uso tinta de óleo.” Quanto ao tempo que leva para pintar um mural destes Peeta diz que “Certamente depende do seu tamanho”. “Consigo pintar uma pequena parede num dia, mas preciso de 20 dias para pintar uma fachada inteira. Recentemente, estive envolvido principalmente em projetos de murais em grande escala (100-300 m²), então o tempo médio que eu levo para concluir é de 10 a 15 dias”, acrescentou o artista italiano.

“Eu quero neutralizar preconceitos e exortar o surgimento de novas perspectivas”

Peeta confidenciou que pintou o seu primeiro mural em 1993. Era “uma pequena parede que cercava a propriedade privada ao lado da casa onde eu cresci”. No entanto, Peeta também está a trabalhar com outras formas de arte como forma de expressão: “Eu também crio esculturas que são uma grande parte da minha produção e do meu estudo sobre formas e volumes 3D.”

“Através dos meus trabalhos anamórficos, redesenho os volumes de qualquer tipo de superfície envolvida”

Todas as imagens: Peeta

Comentários
Loading...