O ‘Pombo Goura Victoria’ é um dos mais belos pássaros de sempre e pode crescer até ao tamanho de um Peru

Ninguém diria que os humanos são naturalmente atraídos por coisas bonitas, não é? E de que outra forma poderia ser, quando vivemos neste lindo planeta, onde cada canto está repleto de esplêndidas e radiantes criações da natureza, seja um escaldante deserto africano ou uma floresta tropical encharcada de água da chuva. São coisas muito diferentes, mas, sem dúvida, únicas, das formas mais loucas. 

Não é de admirar por que alguns dizem que a natureza é a maior artista do mundo e nós concordamos completamente com isso. A história de hoje é uma prova maravilhosa de como a natureza é mesmo espetacular.

Esta ave extravagante aqui em cima é um Pombo Goura Victoria. E entendemos que a visão não é nada do que esperarias depois de ler “um pombo”. É realmente distinto com as suas penas azuis brilhantes e uma bela coroa no topo da sua cabeça. Pertence à família Goura de quatro espécies de pombos de aparência única e que vivem no solo. Eles também são muito grandes, pois podem atingir o tamanho de um peru!

Esta espécie em particular é nativa da região da Nova Guiné e tem o seu nome distinto em homenagem a uma grande figura histórica – a rainha britânica Victoria, que governou o Reino Unido nas últimas décadas do século XIX.

Estas aves são difíceis de encontrar na natureza, pois são as que menos ocorrem em todas as três espécies de pombos Goura, são mais amplamente criadas em cativeiro. O desmatamento é uma grande ameaça ao seu habitat e, portanto, a espécie está incluída na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

O facto de as belezas femininas colocarem apenas um ovo por época de acasalamento também não ajuda muito à sobrevivência delas. Além disso, a sua dança de acasalamento é tão intrincada quanto se poderia esperar de um pássaro tão chique.

Ao aproximar-se da fêmea durante o ‘namoro’, o macho inclina a cabeça para mostrar o seu melhor atributo – a crista espetacular. E que ritual seria sem uma canção de acasalamento distinta e uma boa coreografia ritmada, enquanto abana intensamente o rabo como a esplêndida criatura que é. A natureza, com certeza, é mágica!

Comentários
Loading...