O restaurante subaquático na Noruega que parece saído de outro mundo

É o primeiro e maior da Europa e é simplesmente incrível. O Under é o maior restaurante subaquático do mundo, com capacidade total para 100 pessoas, é o primeiro do género na Europa e também funciona como centro de pesquisa para a vida marinha. A experiência gastronómica projectada pela Snøhetta, uma empresa de arquitectura mundialmente reconhecida com sede em Oslo, na Noruega, começou a funcionar há poucos dias, mas as pessoas já fazem fila para reservar uma mesa. O espaço já figura nas listas de desejos de pessoas que visitam este país nórdico.

Créditos da imagem: Ivar Kvaal
Créditos da imagem: Ivar Kvaal

Em norueguês, a palavra inglesa ‘under’ significa “abaixo” e “maravilha” em simultâneo. Parcialmente afundada abaixo da superfície do mar, a forma monolítica do edifício, com 33 metros de comprimento, irrompe através da superfície do mar. A estrutura foi construída para se integrar completamente com o ambiente marinho, já que a rugosidade do seu exterior de betão/concreto funcionará como um recife artificial, servindo de abrigo para lapas e algas.

Créditos da imagem: Ivar Kvaal

Paredes espessas de betão permitem que a estrutura aguente a pressão e o choque das condições acidentadas do mar e, como se fosse um periscópio afundado, a enorme janela panorâmica do restaurante oferece uma visão do leito do mar à medida que muda durante as estações do ano e as condições climáticas diversas.

Créditos da imagem: Ivar Kvaal
Créditos da imagem: snohetta

“O Under é uma progressão natural da nossa experimentação com fronteiras”, disse o fundador e arquitecto da Snøhetta, Kjetil Trædal Thorsen. “Como um novo marco para o sul da Noruega, o Under propõe combinações inesperadas de pronomes e preposições, e desafia o que determina a posição física de uma pessoa no seu ambiente”.

Créditos da imagem: Ivar Kvaal
Créditos da imagem: underlindesnes

“Neste edifício, você pode estar debaixo de água, sobre o leito do mar e entre a terra e o mar. Isso permite aos visitantes novas perspectivas e formas de ver o mundo, além e abaixo da linha de água”.

Créditos da imagem: Ivar Kvaal
Créditos da imagem: underlindesnes

O restaurante está focado em criar uma experiência gastronómica com base em produtos de alta qualidade e de origem local, enfatizando a captura sustentável da vida selvagem. O expatriado dinamarquês Nicolai Ellitsgaard, do aclamado restaurante Måltid, em Kristiansand, é o Chef do restaurante, trazendo consigo uma equipe internacional de 16 pessoas com experiência nos melhores restaurantes premiados com estrelas Michelin.

Créditos de imagem: sob
Créditos de imagem: sob

Na Noruega, Lindesnes é conhecida pelas suas condições climatéricas adversas, que podem mudar rapidamente de um ambiente calmo a tempestuoso, várias vezes ao dia. Chegando ao local, as impressões do visitante sobre o exterior rebelde dissolvem-se rapidamente quando entram no novo restaurante. Os interiores ricos criam uma atmosfera calorosa e acolhedora no interior do espaço.

Créditos da imagem: Inger Marie Grini
Créditos da imagem:  Inger Marie Grini

Como uma metáfora para a descida da terra para o mar, os painéis no teto revestidos de tecido fazem referência às cores de um pôr do sol que cai no oceano. Além disso, a elegância dos painéis proporciona ao edifício um ambiente sereno.

Créditos da imagem: underlindesnes
Créditos da imagem: underlindesnes

O mobiliário escolhido representa perfeitamente a filosofia de todo o projeto; construir estruturas sólidas para o futuro sem comprometer a beleza natural inerente às matérias-primas.

Créditos da imagem: http://www.ingermariegrini.no/
Créditos da imagem: Ivar Kvaal

Mas o Under não é apenas um restaurante. O edifício também abriga uma instalação de pesquisa marinha. Acolhendo equipes de pesquisa interdisciplinares que serão capazes de estudar a biologia marinha e comportamento dos peixes através de câmeras e outras ferramentas de medição que são instaladas dentro e fora da fachada do restaurante. Eles serão capazes de documentar a população, comportamento e diversidade de espécies que vivem nas áreas circundantes. O objetivo da pesquisa é juntar dados que podem ser programados em ferramentas de inteligência artificial que monitorizam a dinâmica populacional das principais espécies marinhas numa base regular.

Image credits: Ivar Kvaal
Image credits: underlindesnes

De acordo com a Snøhetta, o Under é uma história de contrastes: o contraste entre a paisagem e o mar, bem como acima e abaixo. O projeto realça o delicado equilíbrio ecológico entre terra e mar e chama a atenção para modelos sustentáveis ​​de consumo responsável.

Créditos da imagem: Ivar Kvaal
Créditos da imagem: Ivar Kvaal

Ele enfatiza a coexistência da vida na terra e no mar e introduz uma nova maneira de entender a nossa relação com o nosso ambiente envolvente – acima da superfície, debaixo de água e através da vida marinha.

Créditos da imagem: Ivar Kvaal
Créditos da imagem: Ivar Kvaal

“Para a maioria de nós, esta é uma experiência totalmente nova. Não é um aquário, é a vida selvagem do Mar do Norte. Isso torna tudo muito mais interessante. Leva-nos directamente para o mundo selvagem,” disse Rune Grasdal, arquiteto principal do Under. “Se estiver mau tempo, é muito difícil poder ter essa experiência em segurança. É uma ótima experiência, sentar-se aqui, seguro, permitindo que a natureza esteja tão perto de você. É uma experiência muito romântica e agradável.”

Créditos da imagem: Snøhetta
Créditos da imagem: Snøhetta

“A ideia era fazer um tubo que levasse as pessoas de cima do nível do mar para baixo do mar”, disse Grasdal. “Essa transição é fácil de entender, mas é também a maneira mais eficaz de atingir o objectivo. Também parece seguro, mas as pessoas não se sentem ‘presas’.”

Créditos da imagem: Snøhetta
Créditos da imagem: Snøhetta
Comentários
Loading...