Pesquisa diz que dormir muito nos finais de semana pode ajudar-te a viver mais anos

Por vezes é difícil encontrar uma desculpa para se ficar mais tempo na cama nos finais de semana, mas… esta pesquisa em particular dá-nos provavelmente um ‘desculpa’ boa o suficiente. Parece que, dormir um pouco mais durante os finais de semana pode aumentar as tuas chances de viveres mais. É a altura perfeita, especialmente para aqueles que são demasiado ocupados durante a semana e acabam por não dormir as horas suficientes.

Demos uma vista de olhos na pesquisa para entendermos mais sobre os benefícios de se ficar na cama no fim de semana.

Dormir durante o final de semana pode ser melhor.

A maioria das pessoas e, de acordo com a doutrina, acredita que dormir pelo menos 8 horas por dia é o melhor. No entanto, um estudo sobre a duração do sono acaba de concluir que pode não ser o caso, afinal das contas. O estudo sugere que dormir poucas horas durante os dias de semana e longas horas durante o fim de semana é melhor, porque provavelmente vais viver mais tempo do que se dormires 8 horas por dia, durante a semana.

O estudo analisa as horas de sono e os seus efeitos sobre a taxa de mortalidade.

A pesquisa seguiu 38.015 pessoas durante 13 anos usando um registo nacional de óbitos e separou-as em dois grupos: aqueles com menos de 65 anos e com 65 anos ou mais. As horas de sono “ideais” por dia foram consideradas entre 6 e 7 horas. Fatores como género, índice de massa corporal, tabagismo, atividade física e trabalho por turnos também foram levados em consideração.

Ao que parece, se tens menos de 65 anos e dormes apenas 5 horas ou menos, tanto durante a semana como nos finais de semana, terás uma taxa de mortalidade 65% maior do que aqueles que dormem regularmente de 6 a 7 horas por noite.

Dormir longas horas durante o fim de semana pode prolongar a tua vida.

Se pertences à mesma faixa etária e desfrutas de um longo período de sono apenas durante os fins de semana, não há risco de uma taxa de mortalidade mais alta. Será como se dormisses consistentemente 6-7 horas por dia. Isso significa que podes “enganar a morte” dormindo mais nos sábados e domingos, compensando as horas perdidas durante a semana.

O mito de que dormir pelo menos 8 horas por dia é essencial, foi desmascarado.

Então é melhor dormir mais tempo? A resposta é: não, de acordo com o mesmo estudo. Dormir por 8 ou mais horas todos os dias aumenta a taxa de mortalidade em 25%, em comparação com o sono por 6-7 horas por dia. Esta descoberta desmascara o mito de que é saudável ter pelo menos 8 horas de sono todos os dias.

Todas estas conclusões, no entanto, não são aplicáveis àqueles com 65 anos ou mais. A ligação entre a duração do sono e a taxa de mortalidade parece desaparecer para pessoas dentro desta faixa etária. Torbjörn Åkerstedt, o primeiro autor do estudo, disse que talvez isso se deva ao fato de os indivíduos mais velhos já terem o sono de que precisavam para chegarem até esse ponto.

Esta revelação vai servir como desculpa para dormires mais tempo durante o fim de semana? És daqueles que prefere ter as mesmas horas de sono todos os dias ou compensar as horas de sono durante o fim de semana?

Comentários
Loading...