Terra viva? Vídeo gravado no Canadá mostra floresta “respirando”; assista

Algumas pessoas acreditam que o planeta Terra é um organismo vivo, tal como uma planta ou um animal. Neste vídeo, gravado numa floresta do Canadá, é precisamente essa a impressão que fica, quando observamos o solo da floresta a “respirar” de forma profunda, um cenário realmente assustador e surreal em simultâneo. Porém, como a maioria das coisas, é um fenómeno que tem explicação.

O vídeo gravado na região de Sacre-Coeur, no Quebec, Canadá tem feito sucesso nas redes sociais. Nele, podemos observar a terra a oscilar no interior de uma floresta, a impressão que fica é a de que o solo da floresta está realmente a respirar. Veja o vídeo:

Uma das hipóteses sugeridas para explicar a situação seria a de um terremoto, uma vez que já foram observadas situações semelhantes no decorrer de terremotos, mas, a explicação para esta ocorrência é muito mais simples e até um pouco óbvia: tudo se deve aos ventos fortes sentidos na região.

Regra geral, após fortes tempestades, os solos perdem alguns dos seus nutrientes que os tornam mais rígidos, se em seguida soprarem ventos fortes sobre as árvores, elas acabam por balançar ao sabor do vento. Algumas árvores, também possuem raízes muito superficiais o que aliado aos solos molhados e em dias ventosos pode dar origem a este fenómeno natural. quando os ventos sopram mais forte, muitas destas árvores acabam sendo arrancadas o chão.

Um sopro de ar fresco

Mas isso não quer dizer que as florestas não respirem. Como se sabe, todas as plantas estão em constante processo de fotossíntese, onde a luz do Sol incide sobre elas e causa uma reação química com alguns nutrientes, fazendo com que as folhas das árvores libertem oxigénio e absorvam dióxido de carbono. Esse processo pode ser considerado o equivalente vegetal da respiração.

O solo, por sua vez, também realiza um tipo de respiração que funciona de forma inversa das plantas, libertando CO2 na atmosfera. Essa respiração do solo tem sido um problema recente, já que aumentou muito nos últimos anos devido ao aquecimento global.

Comentários
Loading...