Trator “cuspidor de fogo” livra-se das ervas daninhas sem necessidade de produtos químicos

Os agricultores biológicos estão a trazer de volta uma ferramenta antiga na luta contra as ervas daninhas – o fogo. O processo envolve a instalação de uma linha de lança-chamas na frente de um trator e, lentamente, passando pelos campos de cultivo destruindo assim as ervas daninhas entre as fileiras de plantações. 

A Flame Engineering, Inc. é especializada no desenvolvimento e venda destes equipamentos e diz que a técnica é realmente científica. O site da empresa explica que a técnica não consiste simplesmente em queimar as ervas daninhas, mas sim em destruir a estrutura celular destas, que acabam mais tarde por morrer. 

“É um processo que as ‘mata lentamente’. Essencialmente, a estrutura celular na folha da planta é destruída. A erva daninha deixa assim de ter energia para o crescimento (fotossíntese) levando à ‘matança’ até à raiz! Até mesmo em grandes ervas daninhas, se verifica um efeito impressionante morrendo em poucos dias, dependendo de como o sistema radicular está estabelecido e por quanto tempo a planta foi exposta ao calor do fogo”, explicam no site oficial da empresa. 

Com este processo, os agricultores biológicos ganham uma nova “arma” contra as ervas invasoras das colheitas.

Comentários
Loading...