A maior caverna do mundo ficou escondida durante séculos… espere até ver seu interior. Um autêntico reino subterrâneo

Em 1991, um fazendeiro acabou por tropeçar numa caverna até à data inexplorada no parque nacional de Phon Nha-Ke Bang, no Vietname (Vietnã). Um terrível rugido de água emanava da entrada, assustando-o, ele decidiu não entrar. Os habitantes locais nomearam a caverna com o nome “Son Doong”, mas nenhum deles ousou explorá-la.

Foi apenas em 2009 que um grupo de cientistas britânicos liderados por Howard Limbert, tendo novamente localizado a caverna, decidiu entrar. O que encontraram foi um mundo inteiramente auto-sustentável com o seu pequeno micro clima. Com cinco quilómetros de comprimento e 150 metros de largura. Após terminarem a exploração, eles foram capazes de confirmar que Son Doong é na verdade a maior caverna do planeta.

Son Doong

Este lugar único tem a sua própria flora, fauna, lagos e até mesmo nuvens. A equipe do Bastante Interessante decidiu compartilhar com os seus leitores algumas circunstâncias e impressões sobre este novo mundo que foi descoberto.

Son Doong

A fim de entrar na caverna, você tem que descer 80 metros para o interior do solo usando uma corda.

Son Doong

Há um rio na caverna, com uma corrente relativamente rápida.

Son Doong

Existem pequenos lagos de cor esmeralda, e até praias.

Son Doong

A caverna contém uma riqueza enorme de fósseis antigos e estalactites.

Son Doong

Estalagmites de tamanho recorde – até 70 metros de altura – também “crescem” lá.

Son Doong
Son Doong

Até uma pequena selva cresceu. Vários tipos diferentes de animais habitam a caverna, incluindo macacos, Aves Calau (bicos-de-corno ou bico-de-serra) e morcegos.

Son Doong

A caverna tem mesmo o seu próprio micro clima; Até nuvens se formam lá devido a uma nítida diferença de temperatura com o mundo exterior.

Son Doong
Son Doong
Son Doong

Fotos: flickr

Comentários
Loading...